• Instituto Municipal dos Servidores de Coxim de Assistência Social
  • (67)3291-2494

Quarta-feira | 18 de Agosto de 2021    18h22

Ministério da Saúde promove segunda dose da vacinação em massa em Botucatu (SP)

Iniciativa corresponde à segunda etapa de um robusto estudo realizado pela pasta

Fonte: www.gov.br
Foto: foto: Fernando Brito

Escolhida para receber um estudo inédito sobre a eficácia da vacinação em massa do imunizante desenvolvido pela farmacêutica AstraZeneca – e produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) –, a cidade de Botucatu (SP) concluiu, neste domingo (8/8), o ciclo vacinal de mais de 66 mil moradores, que tinham recebido a primeira dose da vacina em meados de maio e agora estão completamente imunizados.

Desde a vacinação em massa com a dose 1 da vacina, a iniciativa tem mostrado resultados positivos. Segundo a Prefeitura de Botucatu, o número de novos casos reduziu em mais de 80% no município e em 86,7% o número de internações nos hospitais. Diante das respostas da vacinação, a segunda dose se mostra essencial no combate à pandemia da Covid-19.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve na cidade do interior paulista neste domingo e participou da vacinação nesta segunda fase da campanha. "A nossa campanha tem mostrado a sua importância. No último mês, nós reduzimos em 40% o número de casos e em 40% o número de óbitos. Isso decorre das mais de 180 milhões de doses que o Governo Federal já distribuiu para a sua população. O que comprova, de maneira cabal, o acerto da estratégia diversificada que o governo do presidente Jair Bolsonaro adotou para implementar uma das maiores campanhas de vacinação contra Covid em todo mundo", reforçou o ministro Marcelo Queiroga em pronunciamento.

Acompanhado do filho Joaquim, o morador da cidade Rafael Freitas vai comemorar o dia dos pais devidamente imunizado. Ele foi um dos mais de 66 mil habitantes a tomar a primeira dose em maio e voltou para o reforço. “A sensação é de liberdade. Botucatu está de parabéns”, disse.

A vacinação em massa na cidade conta com a participação da Universidade de Oxford e da Fiocruz, instituições que produzem o imunizante utilizado no estudo. A prefeitura de Botucatu, a Universidade de São Paulo (Unesp), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu e a Fundação Gates também são parceiros do projeto.

Entre seus objetivos primários, secundários e exploratórios, destacam-se as análises de efetividade a partir de uma e duas doses da vacina. Além disso, procura-se entender a efetividade contra a variante P.1, bem como a taxa de transmissão secundária da doença e o monitoramento da ocorrência de eventos adversos. A pesquisa prevê um tempo de execução de 8 meses.

Queiroga também comentou o quanto o avanço da imunização é importante para devolver aos brasileiros direitos que foram afetados pela pandemia. “O enfrentamento eficaz à Covid-19 e a outros problemas de saúde pública é prioritário, mas é necessário que retomemos a nossa vida normal. É importante que cada um ganhe o pão com o suor do seu trabalho. Isso também está incluído dentro dos direitos humanos. É necessário reativar a nossa economia. O Brasil tem uma perspectiva, em 2021, muito positiva de um crescimento da ordem de 5% e eu tenho certeza que, todos juntos, nós vamos ter um êxito muito grande em todas as ações, em todas as políticas públicas que o Governo Federal, em parceria com estados e municípios, tem adotado durante a pandemia", finalizou.

Vacinação em todo o Brasil

Até o momento, 184,8 milhões de doses de vacina foram distribuídas aos estados e o Distrito Federal. Dessas, 151,7 milhões foram aplicadas. Já o número de brasileiros vacinados com a primeira dose aumentou para 106,5 milhões, o que representa 66,5% da população vacinável. E 45,1 milhões estão completamente imunizados com a segunda dose ou dose única.

Ministério da Saúde

(61) 3315-3580 / 2351

Encontre seu Médico

conheça todos nossos especialistas.

Esta ferramenta de busca localiza apenas os médicos que são associados ao IMCAS.

Encontre um Especialista

Formulários

formulários disponíveis.

Baixe os formulários necessários para cada situação.

Formulários

Precisa de Ajuda ?

tire todas suas dúvidas.

Ligue (67)3291-6494. Nosso atendimento é segunda - sexta das 9:00 as 17:00

Entre em contato
jquery-2.1.0.min.js